Outras publicações

Desempenho em Estatística de estudantes do Ensino Fundamental, no contexto do D-Estat

Analisamos o desempenho em Estatística de 1.305 estudantes do 1o ao 9o ano, do ensino fundamental, de quatro
escolas públicas do interior da Bahia, no âmbito de uma pesquisa colaborativa universidade-escola (D-Estat).
Construímos três instrumentos, de acordo com o nível de ensino, dos quais analisamos três questões que
envolvem variáveis qualitativas, discretas e contínuas; conversão de dados em língua materna para gráficos de
barras simples; leitura em tabelas simples e de dupla entrada; cálculo da média, mediana e moda. Os principais
resultados mostram que o desempenho cai substancialmente de um nível para outro, mas dentro de cada nível se
observa uma tendência crescente, maior nos anos iniciais, sinalizando estagnação nos anos finais. Os resultados
sinalizam que é preciso elaborar sequências de ensino validadas na realidade das escolas, que possibilitem o
papel ativo dos estudantes, em seus processos de aprendizagem e, consequentemente, para o letramento
estatístico.


Autor(s): Irene Mauricio Cazorla, Miriam Cardoso Utsumi, Eurivalda Santana

Orientador(s):

Anexos: PDF icon 8656917-texto_do_artigo-72126-1-10-20200527.pdf

Data da publicação: 10/12/2020