Outras publicações

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CAMPO CONCEITUAL DAS ESTRUTURAS ADITIVAS

Este estudo investigou a solução de problemas de estrutura aditiva de 3 estudantes dos anos
iniciais do ensino fundamental, a partir de uma lista de problemas e de uma entrevista sobre as
soluções. Os dados obtidos foram apresentados de acordo com as categorias: envolvimento na
atividade, elaboração de estratégias próprias, construção e manipulação de representações múltiplas e
compreensão conceitual. Tais categorias emergiram dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem
Significativa. A análise dos protocolos não conseguiu evidências de que os estudantes tenham
aprendido de maneira significativa o conceito de adição, uma vez que não conseguiram solucionar, de
modo satisfatório, a maioria dos problemas. Os resultados parecem indicar que devemos evoluir das
práticas de transmissão de informações e utilização mecânica da memória, para práticas que
privilegiem a construção dos conhecimentos, juntamente com o desenvolvimento de atitudes e
habilidades para solucionar problemas, considerando uma variedade de situações, os conhecimentos
prévios e as experiências culturais de nossos estudantes.


Autor(s): Eliana Cristina Carvalho Gabriel, Miriam Cardoso Utsumi

Orientador(s):

Anexos: PDF icon 2436-8734-1-pb.pdf

Data da publicação: 10/01/2021